Autopercepção das práticas de liderança gerencial-educacional em territórios de diversidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.24320/redie.2023.25.e08.4215Palavras-chave:
liderança, tomada de decisão , diversidade cultural , gestão educacionalAgências de fomento:
Vicepresidencia, Gobierno Regional de Puno.Resumo
O objetivo da pesquisa foi interpretar a autopercepção das práticas de liderança em diretores que ocupam a alta direção das Unidades de Gestão Educacional Local no departamento de Puno (Peru), localizadas em redes territoriais de diversidade cultural aimará, quéchua e espanhola. No estudo, de caráter qualitativo-hermenêutico, utilizou-se a entrevista em profundidade e a análise de conteúdo assistida pelo programa MaxQda, que contemplou cinco categorias de práticas de liderança. Os resultados revelam que a alta direção projeta uma imagem de liderança individual, mediada pelo poder político, com predominância de práticas e decisões desconexas, centradas em padrões hierárquicos de gestão organizacional e desvinculadas do contexto territorial, das demandas e desafios impostos pela complexidade do mundo atual. Consequentemente, as estruturas organizacionais educacionais devem ser redesenhadas na perspectiva de práticas de liderança sustentáveis em modelos de ação compartilhada, distribuída, sistêmica e intercultural.
Downloads
Referências
Anderson, S. (2010). Liderazgo directivo: claves para una mejor escuela. Psicoperspectivas, 9(2), 34-52. http://www.psicoperspectivas.cl/index.php/psicoperspectivas/article/view/127/141
Bakalis, S. y Joiner, T. A. (2004). Participation in tertiary study abroad programs: the role of personality. International Journal of Educational Management, 18(5), 286-291. https://doi.org/10.1108/09513540410543420
Bass, B. M., Avolio, B. J., Jung, D. I. y Berson, Y. (2003). Predicting unit performance by assessing transformational and transactional leadership. Journal of Applied Psychology, 88(2), 207-218. https://doi.org/10.1037/0021-9010.88.2.207
Bassi, M., Busso, M., Urzúa, S. y Varga, J. (2012). Desconectados: habilidades, educación y empleo en América Latina. BID. https://publications.iadb.org/es/desconectados-habilidades-educacion-y-empleo-en-america-latina
Bender, P. (2017). Lo que deben hacer los líderes para construir una mejor escuela. En J. Weinstein y G. Muñoz (Eds.), Mejoramiento y liderazgo en la escuela. Once Miradas (pp. 113-149). Universidad Diego Portales.
Bermejo-Paredes, S. y Maquera-Maquera, Y. A. (2019). Interpretación de la escuela rural andina en comunidades aimaras de Puno-Perú. Revista Electrónica Educare, 23(2), 1-15. https://doi.org/10.15359/ree.23-2.4
Bharwaney, G. (2010). Vida emocionalmente inteligente: estrategias para incrementar el coeficiente emocional. Desclee De Brouwer.
Bolívar, A. (2014). Liderazgo educativo y desarrollo profesional docente: una revisión internacional. En J. Ulloa y S. Rodríguez (Eds.), Liderazgo escolar y desarrollo profesional de docentes: aportes para la mejora de la escuela (pp. 61-103). RIL editores.
Bolívar, A. (2019). Una dirección escolar con capacidad de liderazgo pedagógico. La Muralla.
Bolívar, A., López-Yáñez, J. y Murillo, F. J. (2013). Liderazgo en las instituciones educativas. Una revisión de líneas de Investigación. Revista Fuentes, (14),15-60. https://revistascientificas.us.es/index.php/fuentes/article/view/2352
Camarero-Figuerola, M., Tierno-García, J.-M., Barrios-Arós, Ch. y Iranzo-García, P. (2020). Liderazgo y éxito escolar en contextos desfavorecidos: la perspectiva de los directores. Revista de Educación, (388), 167-192. https://doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2020-388-451
Campos, R. (2008). Incertidumbre y complejidad: reflexiones acerca de los retos y dilemas de la pedagogía contemporánea. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 8(1), 1-13. https://doi.org/10.15517/aie.v8i1.9326
Cano, C. A. (2017). La administración y el proceso administrativo. Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano.
Castañeda-Sánchez, O. (2015). El papel del liderazgo en la gestión médica. Revista Atención Familiar, 22(1), 1. http://dx.doi.org/10.22201/facmed.14058871p.2015.1.47975
Cervera, S. y Torregrosa, L. (2011). El liderazgo como una competencia fundamental para el residente de cirugía general. Revista Colombiana de Cirugía, 26(3), 164-170. https://www.revistacirugia.org/index.php/cirugia/article/view/179
Connolly, M., James, C. y Fertig, M. (2017). The difference between educational management and educational leadership and the importance of educational responsibility. Educational Management Administration & Leadership, 47(4), 504-519. https://doi.org/10.1177/1741143217745880
Corbetta, P. (2003). Metodología y técnicas de investigación social. McGrawHill.
Cuenca, R., Carrillo, S., de los Ríos, C., Reátegui L. y Ortiz G. (2017). La calidad y equidad de la educación secundaria en el Perú. Instituto de Estudios Peruanos.
Danet, A., García, I. y March, J. C. (2016). Liderazgo transformacional en las organizaciones sanitarias. Una revisión bibliográfica. Revista de Comunicación y Salud, 6(1), 81-95. https://doi.org/10.35669/revistadecomunicacionysalud.2016.6(1).83-97
Day, C. (2013). Prácticas exitosas de liderazgo educativo desde una perspectiva comparada. Mensajero.
de Haro, R., Ayala, A. y del Rey, M. V. (2020). Promoviendo la equidad en los centros educativos: identificar las barreras al aprendizaje y a la participación para promover una educación más inclusiva. Revista Complutense de Educación, 31(3), 341-352. https://doi.org/10.5209/rced.63381
Domingo, J. (2019). Una dirección escolar con capacidad de liderazgo pedagógico. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 24(82), 897-911. https://www.comie.org.mx/revista/v2018/rmie/index.php/nrmie/article/view/1300
Díaz-Gibson, J., Civís, M., Cortada, M. y Carrilo, E. (2015). El liderazgo y la gobernanza colaborativa en proyectos educativos comunitarios. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, (26), 59-83. https://doi.org/10.7179/PSRI_2015.26.03
Eguren, M. y de Belaunde, C. (2018). No era vocación, era necesidad. Motivaciones para ser docente en el Perú (Documento de Trabajo N.° 256). Instituto de Estudios Peruanos. https://tinyurl.com/yf6rbswl
Fuster, D. E. (2019). Investigación cualitativa: método fenomenológico hermenéutico. Propósitos y Representaciones, 7(1), 201-229. http://dx.doi.org/10.20511/pyr2019.v7n1.267
Gajardo, J. y Ulloa J. (2016). Liderazgo pedagógico, conceptos y tensiones (Nota Técnica N.°6). Líderes educativos, Centro de Liderazgo para la Mejora Escolar: Universidad de Concepción, Chile. https://www.lidereseducativos.cl/wp-content/uploads/2017/01/NT-6.pdf
Galego, V., Satibáñez, R. e Iraurgi, I. (2016). Estrategias cognitivas de regulación emocional en mujeres en situación de maltrato. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, (28), 115-122. https://recyt.fecyt.es/index.php/PSRI/article/view/50838
Gallegos, V. y López, A.P. (2019). Influencia del liderazgo distribuido y de la eficacia colectiva sobre el compromiso organizacional docente. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 23(2), 189-210. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i2.9270
García-Garnica, M. y Martínez-Garrido, C. (2019). Dirección escolar y liderazgo en el ámbito iberoamericano. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 23(2), 1-11. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/73412
García, V. J., Romerosa, M. M. y Lloréns, F. J. (2007). Liderazgo transformacional: influencia en la visión compartida, aprendizaje, innovación y resultado organizativo. Revista Europea de Dirección y Economía de la Empresa, 16(4), 24-46.
González, M. T. (2011). Dirección y liderazgo educativo en los centros escolares. En M. T. González (Coord.), Innovación en el gobierno y la gestión de los centros escolares (pp. 163-183). Síntesis.
Guzmán, F. (2018). Los retos de la educación intercultural en el siglo XXI. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 12(1), 199-212. http://www.rinace.net/rlei/numeros/vol12-num1/art11.html
Harris, A. (2012). Liderazgo y desarrollo de capacidades en la escuela. Fundación Chile, Centro de Innovación en Educación.
Instituto Nacional de Estadística e Informática. (2018a). Perú: Perfil sociodemográfico Informe Nacional. Censos Nacionales XII de Población, VII de Vivienda y III de Comunidades Indígenas. https://www.inei.gob.pe/media/MenuRecursivo/publicaciones_digitales/Est/Lib1539/
Instituto Nacional de Estadística e Informática. (2018b). Encuesta Nacional de Hogares, 2016-2017. Informe Técnico: Evolución de la Pobreza Monetaria 2007-2017. INE. https://www.lampadia.com/assets/uploads_documentos/16e53-informe_tecnico_pobreza_monetaria_2007-2017.pdf
Kaufmann, A. E. (1997). Liderazgo transformador y formación continua. Revista Española de Investigaciones Sociológicas, (77), 163-184. http://www.reis.cis.es/REIS/PDF/REIS_077_078_10.pdf
López, P. (2013). Fundamentos epistemológicos del liderazgo distribuido: el caso de la investigación en educación. Cinta Moebio, (47), 83-94. http://dx.doi.org/10.4067/S0717-554X2013000200003
Madrigal, B. E., Luna, R. G. y Vargas, J. G. (2017). Liderazgo multicultural: estudio comparativo India-México. Revista Facultad de Ciencias Económicas, 25(2), 123-137. https://doi.org/10.18359/rfce.2147
Menárguez, J. F. y Saturno, P. J. (1998). Características del liderazgo de los coordinadores de centros de salud en la comunidad autónoma de Murcia. Atención Primaria, 22(10), 636-641. https://www.elsevier.es/es-revista-atencion-primaria-27-articulo-caracteristicas-del-liderazgo-coordinadores-centros-14988
Miller, P. M. (2016). Liderazgo de intermediación en entornos complejos. Pedagogía Social. Revista Interuniversitaria, (28), 17-24. https://doi.org/10.7179/PSRI_2016.28.02
Ministerio de Educación del Perú (2016). Plan de acción y buena práctica para el fortalecimiento del liderazgo pedagógico. Diplomado en Gestión Escolar y Segunda Especialidad en Gestión Escolar con Liderazgo Pedagógico (Módulo 6). https://tinyurl.com/yfnnw933
Ministerio de Educación del Perú. (2019). ¿Qué aprendizajes logran nuestros estudiantes?: resultados de la ECE 2018, 4o. grado de primaria / 2o. grado de secundaria. http://umc.minedu.gob.pe/wp-content/uploads/2019/06/DRE-Puno-2016-Marzo-2019.pdf
Murillo, J. y Hernández-Castilla, R. (2014). Liderando escuelas justas para la justicia social. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 3(2), 13-32. https://revistas.uam.es/riejs/article/view/337
Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2017). Miradas sobre la educación en Iberoamérica 2017. https://www.oei.es/uploads/files/microsites/1/48/informe-miradas-2017.pdf
Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2019). Liderazgo directivo. Dimensiones para el análisis de la normativa sobre los directores y directoras escolares en Iberoamérica.
Pacio, A. R. y Bueno, G. (2013). Trabajo en equipo y liderazgo en un entorno de aprendizaje virtual. Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento, 10(2), 112-129. http://dx.doi.org/10.7238/rusc.v10i2.1452
Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo. (2019). Informe sobre desarrollo humano 2019. Más allá del ingreso, más allá de los promedios, más allá del presente: desigualdades del desarrollo humano en el siglo XXI. https://hdr.undp.org/system/files/documents/hdr2019espdf_1.pdf
Pont, B. (2017). School Leadership for Equity: A Comparative Perspective.The Impact of the OECD on Education Worldwide. En International Perspectives on Education and Society, Vol. 31 (pp. 99-124), Emerald Publishing Limited. https://doi.org/10.1108/S1479-367920160000031007
Quijano, A. (2010). Des/colonialidad del poder: el horizonte alternativo. Estudios Latinoamericanos, (25), 27-30. http://dx.doi.org/10.22201/cela.24484946e.2010.25.49411
Riera, J. Pagès, A., Torralba, F. y Rosas, M. (2018). Liderazgo ético en comunidades educativas en contextos de incertidumbre. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 2(1), 95-108. http://www.rexe.cl/ojournal/index.php/rexe/article/view/493/409
Riquelme-Castañeda, J. A., Pedraja-Rejas, L. M. y Vega-Massó, R. A. (2020). El liderazgo y la gestión en la solución de problemas perversos. Una revisión de la literatura. Formación Universitaria, 13(1), 135-144. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062020000100135
Robinson, V., Lloyd, C. y Rowe, K. (2014). El impacto del liderazgo en los resultados de los estudiantes: un análisis de los efectos diferenciales de los tipos de liderazgo. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 12(4), 13-40. https://revistas.uam.es/reice/article/view/2835
Rodríguez-Ponce, E. y Pedraja-Rejas, L. (2017). Relación entre el liderazgo transformacional y el clima orientado al servicio de los estudiantes: evidencia exploratoria desde Chile. Interciencia, 42(10), 633-640. https://www.interciencia.net/wp-content/uploads/2017/10/633-RODRIGUEZ-42_108.pdf
Ruíz, J. O. (2014). Liderazgo en medicina. Anales Médicos, 59(3), 219-227. https://www.medigraphic.com/pdfs/abc/bc-2014/bc143k.pdf
Saturnino, N. S. y Goicoechea, J. J. (2013). Liderazgo transformacional, empoderamiento y aprendizaje: un estudio en ciclos formativos de grado superior. Revista de Educación, (362), 594-622. https://dx.doi.org/10.4438/1988-592X-RE-2013-362-243
Segredo, A. M., García, A. J., López, P., León, P. y Perdomo, I. (2015). Enfoque sistémico del clima organizacional y su aplicación en salud pública. Revista Cubana de Salud Pública, 41(1), 115-129. http://www.revsaludpublica.sld.cu/index.php/spu/article/view/300
Senge, P. (2010). La quinta disciplina: el arte y la práctica de la organización abierta al aprendizaje (2a. ed.). Granira.
Ureña, W. (2020). Subalternidad: territorialidad y marginación en Latinoamérica. [Tesis doctoral], Universidad Estatal de Nueva York. http://bit.ly/3L0a6iq
Varela, A., Sobrino, A., Naval, C. y Bernal, A. (2019). Liderazgo, valores y comunidad escolar en escuelas secundarias de Latinoamérica. Percepciones y retos. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 23(2), 59-81. https://revistaseug.ugr.es/index.php/profesorado/article/view/8298/7933
Villa, A. (2019). Liderazgo: una clave para la innovación y el cambio educativo. Revista de Investigación Educativa, 37(2), 301-326. http://dx.doi.org/10.6018/rie.37.2.365461
Downloads
-
HTML
-
PDF
-
XML
-
EPUBESPANHOL 331
Visitas à página de resumo do artigo: 2199
Publicado
2023-03-10Licença
Copyright (c) 2023 Yanet Amanda Maquera-Maquera, Luz Yohana Bermejo-Gonzáles, Saúl Bermejo-Paredes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.