Modelo sobre a adaptabilidade de estudantes em tránsito na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24320/redie.2023.25.e10.4398

Palavras-chave:

adaptação do aluno, oportunidades educacionais, informação educacional, desenvolvimento de habilidades

Resumo

Um problema de preocupação mundial são as altas taxas de abandono dos estudos universitários. Buscando respostas para esse fenômeno, este estudo apresenta um modelo preditivo sobre o nível de adaptabilidade de estudantes do Ensino Médio com intenção de cursar estudos universitários. O objetivo é mostrar as relações existentes entre as três variáveis ​​exógenas (competências para o estudo, informações sobre a universidade e expectativas de autoeficácia) e a variável endógena (adaptabilidade) consideradas no modelo. Participou deste trabalho uma amostra de 290 alunos do Ensino Médio que manifestaram a intenção de cursas estudos universitários. Os resultados indicam uma relação substancial e consistente entre as variáveis ​​do modelo, ajudando a predizer os níveis de adaptabilidade acadêmica dos estudantes do Ensino Médio com intenção de cursar estudos universitários. O resultado  é interessante para desenhar propostas norteadoras para as etapas anteriores à universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aldás, J. y Uriel, Z. (2017). Análisis multivariante aplicado con R. Paraninfo.

Álvarez-Pérez, P. R. (2016). Tutoría universitaria como respaldo al aprendizaje y construcción del proyecto formativo del alumnado. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 13(31), 45-54. http://remo.ws/remo-31/

Álvarez, P., López, D., Hernández, A. y Fernández, M. (2019). Necesidades y atención tutorial personalizada desde un enfoque inclusivo a deportistas de alto nivel que cursan estudios universitarios. Acción Motriz, (22), 51-58.

Álvarez, P. y Cabrera, L. (2020). Problemas psicoeducativos del alumnado universitario y respuestas al abandono desde un enfoque orientador integral y formativo. En A. Bernardo, E. Tuero, L. Almeida y J. C. Núñez (Comp.), Motivos y factores explicativos del abandono de los estudios. Claves y estrategias para superarlo (pp. 131-142). Pirámide.

Álvarez, P. R. y López, D. (2017). Recursos de orientación para la transición académica y la toma de decisiones del alumnado: el Programa “Universitarios por un día”. Revista d’Innovació Docent Universitària, (9), 26-38. https://doi.org/10.1344/RIDU2017.9.3

Barahona, P. (2014). Factores determinantes del rendimiento académico de los estudiantes de la Universidad de Atacama. Estudios Pedagógicos, 60(1), 25-39. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052014000100002

Bethencourt, J. T., Cabrera, L., Hernández, J. A., Álvarez, P. y González, M. (2008). Variables psicológicas y educativas en el abandono universitario. Revista Electrónica de Investigación Psicoeducativa, 6(16), 603-622. http://dx.doi.org/10.25115/ejrep.v6i16.1298

Blanco, A. (2006). Componentes actitudinales de la formación estadística: un análisis causal desde la teoría cognitiva social con estudiantes universitarios de psicología (Tesis doctoral). Universidad Complutense de Madrid, España.

Cabrera, L., Bethencourt, J. T., González, M. y Álvarez, P. (2006). Un estudio transversal retrospectivo sobre prolongación y abandono de estudios universitarios. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 12(1), 105-127. https://doi.org/10.7203/relieve.12.1.4241

Canales, A. y de los Ríos, D. (2007). Factores explicativos de la deserción universitaria. Calidad en la Educación, 26, 173-201. https://doi.org/10.31619/caledu.n26.239

Cardozo, S. (2009). Experiencias laborales y deserción en la cohorte de estudiantes evaluados por PISA 2003 en Uruguay: nuevas evidencias. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 7(4), 198-218.

Conde, A., Deaño, M., Pinto, A., Iglesias, V., Alfonso, S., García, M., Limia, S. y Tellado, F. (2017). Expectativas académicas y planificación. Claves para la interpretación del fracaso y el abandono académico. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1(1), 167-176.

Domínguez-Lara, S. (2018). Magnitud del efecto, una guía rápida. Educación Médica, 19(4), 251-254. http://dx.doi.org/10.1016/j.edumed.2017.07.002

Dominguez-Lara, S. y Fernández-Arata, M. (2019). Autoeficacia académica en estudiantes de Psicología de una universidad de Lima. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 21, e32, 1-13. https://doi.org/10.24320/redie.2019.21.e32.2014

Duffy, R. D., Douglas, R. P. y Autin, K. L. (2015). Career adaptability and academic satisfaction: examining work volition and self-efficacy as mediator. Journal of Vocational Behavior, 90, 46-54. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2015.07.007

Esteban, M., Bernardo, A. B. y Rodríguez-Muñiz, L. J. (2016). Permanencia en la universidad. La importancia de un buen comienzo. Aula Abierta, 44(1), 1-6. https://doi.org/10.1016/j.aula.2015.04.001

Figuera, P., Dorio, I. y Forner, A. (2003). Las competencias académicas previas y el apoyo familiar en la transición a la universidad. Revista de Investigación Educativa, 21(2), 349-369. https://revistas.um.es/rie/article/view/99251

Fonseca, G. y García, F. (2016). Permanencia y abandono de estudios en estudiantes universitarios: un análisis desde la teoría organizacional. Revista de la Educación Superior, 45(179), 25-39. https://doi.org/10.1016/j.resu.2016.06.004

Fornell, C. y Larcker, D. F. (1981). Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement Error. Journal of Marketing Research, 18(1), 39-50. https://doi.org/10.1177/002224378101800104

García, A. y Adrogué, C. (2015). Abandono de los estudios universitarios: dimensión, factores asociados y desafíos para la política pública. Fuentes: Revista de la Facultad de Ciencias de la Educación, 16, 85-106. https://revistascientificas.us.es/index.php/fuentes/article/view/2364

García, M. E., Bernardo, A. B. y Rodríguez, L. J. (2016). Permanencia en la universidad: la importancia de un buen comienzo. Aula abierta, 44(1), 1-6. https://doi.org/10.1016/j.aula.2015.04.001

García, L. (2019). El problema del abandono en estudios a distancia. Respuestas desde el Diálogo Didáctico Mediado. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 22(1), 245-270. https://doi.org/10.5944/ried.22.1.22433

Gefen, D., Straub, D. y Boudreau, M. C. (2000). Structural equation modeling and regression: guidelines for research practice. Communications of the Association for Information Systems, 4(7). https://doi.org/10.17705/1CAIS.00407

González, M., Álvarez, P., Cabrera, L. y Bethencourt, J. (2007). El abandono de los estudios universitarios: factores determinantes y medidas preventivas. Revista Española de Pedagogía, 45(236), 71-86. https://revistadepedagogia.org/wp-content/uploads/2007/06/236-07.pdf

González-Ramírez, T. y Pedraza-Navarro, I. (2017). Variables sociofamiliares asociadas al abandono de los estudios universitarios. Educatio Siglo XXI, 35(2), 365-388. https://doi.org/10.6018/j/298651

Hair, J., Black, W. C., Babin, B. J. y Anderson, R. E. (2014). Multivariate data analysis. Pearson Education.

Hair, J., Hult, G., Ringle, C. y Sarstedt, M. (2017). A primer on Partial Least Square Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Sage.

Henseler, J., Dijkstra, T. K., Sarstedt, M., Ringle, C. M., Diamantopoulos, A., Straub, D. W., Ketchen, D., Hair, J. F., Hult, G. y Calantone, R. (2014). Common beliefs and reality about PLS: Comments on Ronkko and Evermann. Organizational Research Methods, 17(2), 182-209. https://doi.org/10.1177/1094428114526928

Hernández, V., Muñoz, I., Giménez, S. y Asensio, C. (2005). Medida del estatus académico autopercibido del estudiante como variable latente. Miscelánea Comillas, (63)22, 73-92. https://revistas.comillas.edu/index.php/miscelaneacomillas/article/view/11616

Hernández, Y., Pérez, L., Diniz, A., Conde, A., Iglesias-Sarmiento, V. y Alfonso, S. (4-6 de septiembre de 2019). Relación de predicción entre integración social y expectativas académicas en estudiantes universitarios de primer año. XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Universidade do Minho, Portugal.

Himmel, E. (2002). Modelo de análisis de la deserción estudiantil en la educación superior. Calidad en la Educación, 17, 91-108. http://dx.doi.org/10.31619/caledu.n17.409

Holgado, F., Suárez, J. C. y Morata, M. D. L. A. (2019). Modelos de ecuaciones estructurales, desde el "Path Analysis" al Análisis Multigrupo: una guía práctica con Lisrel. San y Torres S. L.

Joireman, J. y Abbott, M. L. (2001). Relationships between the Iowa Test of Basic Skills and the Washington Assessment of Student Learning in the State of Washington. Washington School Research Center.

Kember, D. y Leung, D. (2005). The influence of active learning experiences on the development of graduate capabilities. Studies in Higher Education, 30(2), 155-170. https://doi.org/10.1080/03075070500043127

Laverde, H. y Gómez, J. J. (2015). Medición de la pobreza multidimensional en América Latina a través de modelos estructurales. Cooperativismo y Desarrollo, 23(106). https://doi.org/10.16925/co.v23i106.1130

Lent, R. W., Morris, T. R., Penn, L.T. y Ireland, G. W. (2019). Social-cognitive predictors of career exploration and decision-making: Longitudinal test of the career self-management model. Journal of Counseling Psychology, 66(2), 184-194. https://doi.org/10.1037/cou0000307

McMillan, J. H. y Schumacher, S. (2005). Investigación educativa: una introducción conceptual. Pearson Educación.

Merino-Tejedor, E., Hontagas, P. M. y Petrides, K. V. (2017). La adaptabilidad a la carrera media el efecto de la inteligencia emocional sobre el compromiso académico. Revista de Psicodidáctica, 23(2), 77-85. https://doi.org/10.1016/j.psicod.2017.10.001

Merino-Tejedor, E., Hontangas, P. M. y Boada-Grau, J. (2016). Career adaptability and its relation to self-regulation, career construction, and academic engagement among Spanish university students. Journal of Vocational Behavior, 93, 92-102. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2016.01.005

Núñez, C. E. (2007). El Path Analysis aplicado al hecho educativo. Universidad de Táchira.

Pérez, M., Quijano, R. y Muñoz, I. (2018). Transición de secundaria a la Universidad en estudiantes de los títulos de maestro de Educación Infantil y Primaria de la Universidad de Jaén. Aula Abierta, 47(2), 167-176. https://doi.org/10.17811/rifie.47.2.2018.167-176

Peters, G. Y. (2014). The alpha and the omega of scale reliability and validity: Why and how to abandon Cronbach’s alpha and the route towards more comprehensive assessment of scale quality. The European Health Psychologist, 16(2), 56-69. https://doi.org/10.31234/osf.io/h47fv

Ramírez, M. I., Herrera, F. y Herrera, I. (2003). ¿Qué ocurre con la adaptación y el rendimiento académico de los alumnos, en un contexto educativo pluricultural? Revista Iberoamericana de Educación, 33(2), 1-17. https://doi.org/10.35362/rie3322994

Raykov, T. y Marcoulides, G. A. (2017). Thanks coefficient Alpha, we still need you! Educational and Psychological Measurement, 79(1), 200-210. https://doi.org/10.1177/0013164417725127

Román, M. (2013). Factores asociados al abandono y la deserción escolar en América Latina: una mirada en conjunto. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 11(2), 33-59. https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/2896

Romero-Rodríguez, S., Figuera-Gazo, P., Freixa-Niella, M. y Llanes-Ordóñez, J. (2019). Adaptabilidad de la carrera en estudiantes universitarios: un estudio a través de entrevistas autobiográficas. Revista de Investigación Educativa, 37(2), 379-394. http://dx.doi.org/10.6018/rie.37.2.322441

Sánchez, A. y Elías, M. (2017). Los estudiantes universitarios no tradicionales y el abandono de los estudios. Estudios sobre Educación, 31(1), 27-48. https://doi.org/10.15581/004.32.27-48

Sanchez, G. (2013). PLS Path Modeling with R. Trowchez Editions Berkeley.

Savickas, M. (2005). The theory and practice of career construction. Career Development and Counseling: Putting theory and research to work. John Wiley & Sons.

Schnepf, S. (2014). Do tertiary dropout students really not succeed in european labour markets? Institute for the Studyof Labor.

Tortosa, M., Latorre, L., Moncho, A., Sabroso, A. y Francés, J. (2016). La percepción del alumnado sobre la transición a la universidad y la orientación universitaria, XIV Jornadas de Redes de Investigación en Docencia Universitaria. Investigación, innovación y enseñanza universitaria: enfoques pluridisciplinares. Institut de Ciències de l'Educació.

Trias, D., Mels, C. y Huertas, J. A. (2021). Teaching to self-regulated in Mathematics: A quasi-experimental study with low-achieving elementary school students. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 23, e02, 1-13. https://doi.org/10.24320/redie.2021.23.02.2945

Tuero, E., Cervero, A., Esteban, M. y Bernardo, A. (2018). ¿Por qué abandonan los alumnos universitarios? Variables de influencia en el planteamiento y consolidación del abandono. Educación XX1, 21(2), 131-154. https://doi.org/10.5944/educxx1.20066

Ventura-León, J. L. y Caycho-Rodríguez, T. (2017). El coeficiente Omega: un método alternativo para la estimación de la confiabilidad. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 15(1). 625-627.

Wilkins-Yel, K. G., Roach, C. M. L., Tracey, T. J. y Yel, N. (2018). The effects of career adaptability on intend academic persitence: the mediating role of academic satisfaction. Journal of Vocational Behavior, 108, 67-77. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2018.06.006

Wold, H. (1985). Partial Least Squares. En S. Kotz y N. A. Johnson (Eds.), Encyclopedia of Statistical Sciences. John Wiley.

Downloads

Visitas à página de resumo do artigo: 1649

Publicado

2023-04-10

##plugins.generic.recommendByKeywords.heading##