Fatores socioeconômicos que influenciam os resultados da EXANI-II
DOI:
https://doi.org/10.24320/redie.2023.25.e25.4865Palavras-chave:
acesso à educação, vestibular, desigualdade socialAgências de fomento:
ConacytResumo
O objetivo deste estudo é determinar se o fator escolar média do ensino médio e fatores socioeconômicos como a ocupação e escolaridade dos pais, e o nível socioeconômico da família influenciam nos resultados do EXANI-II de forma geral e em suas diferentes áreas de conhecimento e habilidades. A amostra foi composta pela geração 2014-2018 (314 alunos) da Universidade Politécnica de Sinaloa, no México. A análise de variância multivariada (MANOVA) e a regressão Beta foram utilizadas para determinar se a média do ensino médio, a ocupação e escolaridade dos pais, e o nível socioeconômico da família influenciavam nos resultados dos exames. Os resultados mostram que os fatores analisados são determinantes nos resultados obtidos pelos alunos no EXANI II.
Downloads
Referências
Asociación Mexicana de Agencias de Inteligencia de Mercado y Opinión. (2018a). Nivel Socio Económico AMAI 2018. https://www.amai.org/descargas/Nota-Metodolo%CC%81gico-NSE-2018-v3.pdf
Asociación Mexicana de Agencias de Inteligencia de Mercado y Opinión. (2018b). Descripción de los Niveles Socioeconómicos. https://www.amai.org/NSE/index.php?queVeo=2018
Asociación Mexicana de Agencias de Inteligencia de Mercado y Opinión. (2018c). Cuestionario NSE AMAI 2018. https://www.amai.org/descargas/Cuestionario-NSE-2018.pdf
Asociación Mexicana de Agencias de Inteligencia de Mercado y Opinión. (s.f.). Niveles Socioeconómicos AMAI. https://www.amai.org/NSE/index.php?queVeo=niveles
Araiza, M. A. (2018). Trayectorias escolares universitarias de acuerdo con el capital cultural de los estudiantes de licenciatura de la UPSIN. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, 48(2), 171-198. https://doi.org/10.48102/rlee.2018.48.2.52
Araiza, M. y Audelo, C. (noviembre de 2017). El origen social de los estudiantes universitarios y su trayectoria escolar universitaria. XIV Congreso Nacional de Investigación Educativa-COMIE, San Luis Potosí, México. https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v14/doc/1331.pdf
Bolívar, A. (2012). Justicia social y equidad escolar. Una revisión actual. Revista Internacional de Educación Para La Justicia Social, 1(1), 9-45. http://www.rinace.net/riejs/numeros/vol1-num1/art1.pdf
Casillas, M., Chain, R. y Jácome, N. (2007). Origen social de los estudiantes y trayectorias estudiantiles en la Universidad Veracruzana. Revista de la Educación Superior, 36(142), 7-29.
Centro Nacional de Evaluación para la Educación Superior. (s.f). Exámenes Nacionales de Ingreso (EXANI). https://www.ceneval.edu.mx/exani-ii
Chain, R. y Jácome, N. (2007). Perfil de ingreso y trayectoria escolar en la Universidad. Artefacto Ediciones.
Cortés, A. y Palomar, J. (2008). El proceso de admisión como predictor del rendimiento académico en la educación superior. Universitas Psychologica, 7(1), 1657-9267.
Coschiza, C. C., Martín Fernández, J., Gapel Redcozub, G., Nievas, M. E. y Ruiz, H. E. (2016). Características socioeconómicas y rendimiento académico. El caso de una universidad argentina. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 14(3), 51-76. https://doi.org/10.15366/reice2016.14.3.003
Espejel, M. V. y Jiménez, M. (2019). Nivel educativo y ocupación de los padres: su influencia en el rendimiento académico de estudiantes universitarios. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 10(19), 1-20. https://doi.org/10.23913/ride.v10i19.540
Ferrari, S. y Cribari-Neto, F. (2010). Beta regression for modelling rates and proportions. Journal of Applied Statistics, 31(7), 799-815. https://doi.org/10.1080/0266476042000214501
Garbanzo, G. M. (2014). Factores asociados al rendimiento académico tomando en cuenta el nivel socioeconómico: estudio de regresión múltiple en estudiantes universitarios. Revista Electrónica Educare, 18(1) 119-154. https://doi.org/10.15359/ree.18-1.6
García, L. A. (2016). Pruebas de selección como predictores del rendimiento académico de estudiantes de Medicina. Investigación en Educación Médica, 5(18), 88-92. https://www.elsevier.es/es-revista-investigacion-educacion-medica-343-articulo-pruebas-seleccion-como-predictores-del-S2007505716000193
Guzmán, C. y Serrano, O. (2011). Las puertas del ingreso a la educación superior: el caso del concurso de selección a la licenciatura de la UNAM. Revista de la Educación Superior, 40(157), 31-53. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=60420223002
INEGI. (2018). Sistema nacional de clasificación de ocupaciones. https://docplayer.es/129075308-Sistema-nacional-de-clasificacion-de-ocupaciones-2018-sinco.html
INEGI. (2020). Resultados de la Encuesta Nacional de Ocupación y Empleo. Primer trimestre 2020. https://www.inegi.org.mx/contenidos/saladeprensa/boletines/2020/enoe_ie/enoe_ie2020_05.pdf
Miller, D. (2012). Equidad educativa versus desigualdad social: el caso del Programa Nacional de Becas en Educación Superior (PRONABES) en México. Universidades, 62(54), 21-28. http://udualerreu.org/index.php/universidades/article/view/215
Morales, R., Barrera, A. y Garnett, E. (septiembre de 2009). Validez predictiva y concurrente del EXANI-I, en la Universidad Autónoma del estado de México. X Congreso Nacional de Investigación Educativa. Veracruz, México. https://www.comie.org.mx/congreso/memoriaelectronica/v10/pdf/area_tematica_16/ponencias/0701-F.pdf
OCDE (2016). PISA 2015 Results: Excellence and equity in education (Vol. I). OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/9789264266490-5-en
OCDE (2019). El futuro del trabajo humano . Perspectivas de empleo de la OCDE 2019. OCDE.
OECD (2020), Resourcing Higher Education: Challenges, Choices and Consequences, Higher Education, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/735e1f44-en
Rawls, J. (1995). Teoría de la justicia (2a. ed.). Fondo de la Cultura Económica.
Rodríguez-Hernández, C. F., Cascallar, E. y Kyndt, E. (2020). Socio-economic status and academic performance in higher education: A systematic review. Educational Research Review, 29, 1-24. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2019.100305
Rodríguez, D. y Guzmán, R. (2019a). Rendimiento académico y factores sociofamiliares de riesgo. Perfiles Educativos, 41(164), 118-134. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.164.58925
Rodríguez, D. y Guzmán, R. (2019b). Rendimiento académico de adolescentes declarados en situación de riesgo. Revista de Investigacion Educativa, 37(1), 147-162. https://doi.org/10.6018/rie.37.1.303391
Roemer, J. E. (1998). Igualdad de oportunidades. Isegoría, 18, 71-87. https://doi.org/10.3989/isegoria.1998.i18.146
Ruiz, C. (2001). Factores familiares vinculados al bajo rendimiento. Revista Complutense de Educación, 12(1), 81-113. https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/RCED0101120081A
Secretaría de Educación Pública. (2000). La estructura del sistema educativo mexicano. https://www.sep.gob.mx/work/models/sep1/Resource/1447/1/images/sistemaedumex09_01.pdf
Simas, A. B., Barreto-souza, W. y Rocha, A. V. (2010). Improved estimators for a general class of beta regression models. Computational Statistics and Data Analysis, 54(2), 348-366. https://doi.org/10.1016/j.csda.2009.08.017
Simas, A. y Rocha, A. (2006). The betareg package: Beta regression (1.2). R package.
Smithson, M. y Verkuilen, J. (2006). A better lemon squeezer ? Maximum-likelihood regression with beta-distributed dependent variables. Psychological Methods, 11(1), 54-71. https://doi.org/10.1037/1082-989X.11.1.54
Torres, A., Torres, M. D. y Ponce, E. E. (2018). Comparación de los resultados del EXANI-II con el desempeño de los estudiantes cinco años después. Tecnología Educativa CONAIC, 5(2) 47-53. https://doi.org/10.32671/terc.v5i2.77
Van Parijs, P. (1993). ¿Qué es una sociedad justa? Ariel.
Yousafzai, I. I. y Jamil, B. (2019). Relationship between admission criteria and academic performance: a correlational study in nursing students. Pakistan Journal of Medical Sciences, 35(3), 858-861. https://doi.org/10.12669/pjms.35.3.217
Downloads
-
HTML
-
PDF
-
XML
-
EPUB
-
ÁUDIO RESUMOESPANHOL 464
Visitas à página de resumo do artigo: 1204
Publicado
2023-10-26Licença
Copyright (c) 2023 Miguel Angel Araiza Lozano, Héctor de la Torre , Magali Valdivia Velasco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.