A formação matemática de engenheiros desde a Matemática Educacional: Estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24320/redie.2023.25.e21.4804

Palavras-chave:

ensino de matemática, formação de engenheiros, revisão bibliográfica, estado da arte

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer o estado da arte da Matemática Educacional na formação matemática de engenheiros. Configurou-se um método empírico que permitiu limitar a revisão a 132 artigos abrangendo o período de 1968 a 2020. Os resultados mostraram onze temas, destacando que 70,5% dos artigos abordam o ensino e a aprendizagem da matemática nas Ciências Básicas. Os resultados mostram o seguinte: a formação dos engenheiros articula tanto as diversas matemáticas como o conhecimento disciplinar em questão; a profissionalização do professor de matemática que forma engenheiros é um aspecto pendente; e fazer pesquisas dentro e fora da escola é essencial para identificar outros significados da matemática que o engenheiro necessita para seu desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguado-López, E., Becerril-García, A. y Chávez-Ávila, S. (2019). Reflexión sobre la publicación académica y el acceso abierto a partir de la experiencia de RedALyC. Palabra Clave (La Plata), 8(2), e067. https://doi.org/10.24215/18539912e067

Arnal-Palacián, M., Claros-Mellado, J. y Sánchez-Compaña, M. T. (2020). Límite infinito de sucesiones en libros de texto españoles: desde 1936 hasta 2019. PNA, 14(4), 295-322. https://doi.org/10.30827/pna.v14i4.15143

Arrieta, I. y Medrano, M. C. (2015). Un análisis de la capacidad espacial en estudios de ingeniería técnica. PNA, 9(2), 85-106. https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/article/view/6104

Avila, A. (2016). La investigación en educación matemática en México: una mirada a 40 años de trabajo. Educación Matemática, 28(3), 31-60. https://doi.org/10.24844/EM2803.02

Aydin, U. y Ubuz, B. (2015). The thinking-about-derivative test for undergraduate students: development and validation. International Journal of Science and Mathematics Education, 13(6), 1279-1303. https://doi.org/10.1007/s10763-014-9545-x

Barragués, J. I. y Guisasola, J. (2009). Una propuesta para la enseñanza de la probabilidad en la universidad basada en la investigación didáctica. Educación Matemática, 21(3), 127-162. http://somidem.com.mx/descargas/Vol21-3.pdf

Barragués, J. I., Morais, A. y Guisasola, J. (2015). Aspectos epistemológicos, históricos y didácticos del conocimiento profesional del profesorado universitario de probabilidad. Bolema - Mathematics Education Bulletin, 29(51), 183-205. https://doi.org/10.1590/1980-4415v29n51a10

Barragués, J. I., Morais, A., Juncal, M. y Guisasola, J. (2013). Una propuesta de uso de un Classroom Response System (CRS) para promover clases interactivas de Cálculo en la universidad. Educación Matemática, 25(1), 63-109. http://www.revista-educacion-matematica.com/revista/2016/05/16/vol25-1-3/

Bergsten, C., Engelbrecht, J. y Kågesten, O. (2015). Conceptual or procedural mathematics for engineering students – views of two qualified engineers from two countries. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 46(7), 979-990. https://doi.org/10.1080/0020739X.2015.1075615

Craig, T. S. (2017). Challenging assumptions of notational transparency: the case of vectors in engineering mathematics. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 48(S1), S50-S66. https://doi.org/10.1080/0020739X.2017.1356390

Czocher, J. A. (2017). Mathematical modeling cycles as a task design heuristic. Mathematics Enthusiast, 14(1-3), 129-140. https://scholarworks.umt.edu/tme/vol14/iss1/9/

Czocher, J. A. (2018). How does validating activity contribute to the modeling process? Educational Studies in Mathematics, 99(2), 137-159. https://doi.org/10.1007/s10649-018-9833-4

Czocher, J. A., Tague, J. y Baker, G. (2018). Echoes of the Instructor’s Reasoning: Exemplars of modeling for Homework. Primus, 29(6), 606-624. https://doi.org/10.1080/10511970.2018.1472158

Farfán, R. M. y Simón, M. G. (2016). La construcción social del conocimiento. El caso de género y matemáticas. Gedisa.

Faulkner, B., Earl, K. y Herman, G. (2019). Mathematical maturity for engineering students. International Journal of Research in Undergraduate Mathematics Education, 5, 97-128. https://doi.org/10.1007/s40753-019-00083-8

García, F. J., Barquero, B., Florensa, I. y Bosch, M. (2019). Diseño de tareas en el marco de la Teoría Antropológica de lo Didáctico. Avances de Investigación En Educación Matemática, (15), 75-94. https://doi.org/10.35763/aiem.v0i15.267

González-Martín, A. S. y Hernandes-Gomes, G. (2019). Mathematics in engineering programs: what teachers with different academic and professional backgrounds bring to the table. An institutional analysis. Research in Mathematics Education, 22(1), 67-86. https://doi.org/10.1080/14794802.2019.1663255

Greenwell, R. N. (1993). Recommendations from industrial experience for college statistics courses. Primus, 3(4), 345-354. https://doi.org/10.1080/10511979308965715

Hernandez Martinez, P. y Vos, P. (2017). “Why do i have to learn this?” A case study on students’ experiences of the relevance of mathematical modelling activities. ZDM - Mathematics Education, 50, 245-257. https://doi.org/10.1007/s11858-017-0904-2

Hinojos-Ramos, J., Farfán, R. y Orozco, M. (2021). An alternative to broaden the school-promoted meanings of mathematics in electrical sciences from socioepistemology. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 52(8), 1161-1174. http://dx.doi.org/10.1080/0020739X.2020.1741710

Lee, G. P. B., Lim, C. S. y Leong, L. M. (2020). Use mathematical writing as a practical approach to increase students’ problem solving skills: A case study. Mathematics Enthusiast, 17(1), 238-273. https://scholarworks.umt.edu/tme/vol17/iss1/10

Li, Y., Wang, K., Xiao, Y. y Froyd, J. E. (2020). Research and trends in STEM education: a systematic review of journal publications. International Journal of STEM Education, 7(11), 1-16. https://doi.org/10.1186/s40594-020-00207-6

López, R., Castro, E. y Molina, M. (2013). Actitudes de estudiantes de ingeniería de nuevo ingreso hacia el uso de la tecnología en matemáticas. PNA, 8(1), 31-50. https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/article/view/6121

López, R., Molina, M. y Castro, E. (2017). Modelización en el aula de ingeniería un estudio de caso en el marco de un experimento de enseñanza. PNA, 11(2), 75-96. https://revistaseug.ugr.es/index.php/pna/article/view/6075

Malaspina, U. y Font, V. (2010). The role of intuition in the solving of optimization problems. Educational Studies in Mathematics, 75(1), 107-130. https://doi.org/10.1007/s10649-010-9243-8

Navarro-Ibarra, L. A., Cuevas, O., Peralta, J. X. y Ansaldo, J. C. (2017). Teaching-learning mathematics in a virtual environment. empirical evidence in scenarios of higher education. International Electronic Journal of Mathematics Education, 12(3), 397-408. https://bit.ly/3pCSUVu

Pepin, B., Biehler, R. y Gueudet, G. (2021). Mathematics in Engineering Education: a review of the recent literature with a view towards innovative practices. International Journal of Research in Undergraduate Mathematics Education, 7, 63-188. https://doi.org/10.1007/s40753-021-00139-8

Pérez, O. (2006). ¿Cómo diseñar el sistema de evaluación del aprendizaje en la enseñanza de las matemáticas? Revista Latinoamericana de Investigación En Matemática Educativa, 9(2), 267-297. http://www.scielo.org.mx/pdf/relime/v9n2/v9n2a6.pdf

Quinn, D. y Aarão, J. (2020). Blended learning in first year engineering mathematics. ZDM - Mathematics Education, 52(5), 927-941. https://doi.org/10.1007/s11858-020-01160-y

Raveh, I. y Furman, Y. (2019). Experienced engineers becoming mathematics teachers: preliminary perceptions of mathematics teaching. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 50(8), 1223-1240. https://doi.org/10.1080/0020739X.2019.1626501

Recio, T. y González, M. J. (2007). Criterios de calidad en didáctica de la Matemática. Revista Complutense de Educación, 18(1), 159-180. https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/RCED0707120159A

Rodríguez, R. y Quiroz, S. (2016). El papel de la tecnología en el proceso de modelación matemática para la enseñanza de las ecuaciones diferenciales. Revista Latinoamericana de Investigación En Matemática Educativa, 19(1), 99-124. https://www.relime.org/index.php/relime/article/view/148

Tague, J. y Czocher, J. (2016). A Theoretical approach to ensuring instructional and curricular coherence in the flipped classroom modzel of a differential equations course. International Journal of Research in Undergraduate Mathematics Education, 2(2), 223-245. https://doi.org/10.1007/s40753-016-0028-z

Torres, D. y Montiel, G. (2020). La desarticulación matemática en Ingeniería. Una alternativa para su estudio y atención, desde la Matemática Educativa. Nóesis. Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, 29(58-1), 24-55. http://dx.doi.org/10.20983/noesis.2020.3.2

Trenholm, S., Hajek, B., Robinson, C. L., Chinnappan, M., Albrecht, A. y Ashman, H. (2018). Investigating undergraduate mathematics learners’ cognitive engagement with recorded lecture videos. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 50(1), 3-24. https://doi.org/10.1080/0020739X.2018.1458339

Vargas, F. y Stenning, K. (2020). Logical reasoning beyond classical logic: An illustration with Pythagoras Theorem. International Electronic Journal of Mathematics Education, 15(1), 1-7. https://doi.org/10.29333/iejme/5883

Vázquez, R., Romo, A., Romo-Vázquez, R. y Trigueros, M. (2016). La separación ciega de fuentes: un puente entre el álgebra lineal y el análisis de señales. Educación Matemática, 28(2), 31-57. https://doi.org/10.24844/em2802.02

Zabala-Vargas, S. A., Ardila-Segovia, D. A., García-Mora, L. H. y de Benito-Crosetti, B. L. (2020). Aprendizaje basado en juegos (GBL) aplicado a la enseñanza de la matemática en educación superior. Una revisión sistemática de literatura. Formacion Universitaria, 13(1), 13-26. https://doi.org/10.4067/S0718-50062020000100013

Zavaleta, A. y Dolores, C. (2021). Evaluación para el aprendizaje en matemáticas: el caso de la retroalimentación. NÚMEROS Revista de Didáctica de Las Matemáticas, 107, 9-34. http://funes.uniandes.edu.co/23591/1/Zavaleta2021Evaluaci%C3%B3n.pdf

Downloads

Visitas à página de resumo do artigo: 1200

Publicado

2023-10-03

##plugins.generic.recommendByKeywords.heading##